quinta-feira, 28 de abril de 2016

Efemérides/ 28 de Abril



“1932 – É anunciada uma vacina contra a febre amarela para uso em humanos.”

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados e ocorre na América Central, na América do Sul e na África. 

O período de incubação é de três a sete dias após a picada.

Dissemina-se pelo sangue. Os sintomas iniciais são in específicos como febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente no abdómen e na lombar). A febre amarela caracteriza-se pela ocorrência de febre moderadamente elevada, náuseas, queda no ritmo cardíaco, prostração e vómito com sangue. A diarreia também surge por vezes. A maioria dos casos são assim arcoptomáticos, manifestando-se com uma infecção subclínica, mas pode se tornar grave e até fatal.

Mais tarde e após a descida da febre, em 15% dos infectados, podem surgir sintomas mais graves, como novamente febre alta, diarreia de mau cheiro, convulsões e delírio, hemorragias internas e coagulação intravascular disseminada, com danos e enfartes em vários órgãos, que são potencialmente mortais. As hemorragias manifestam-se como sangramento do nariz e gengivas e equimoses (manchas azuis ou verdes de sangue coagulado na pele). Ocorre frequentemente também hepatite e por vezes choque mortal devido às hemorragias abundantes para cavidades internas do corpo. Há ainda hepatite grave com degeneração aguda do fígado, provocando aumento da bilirrubina sanguínea e surgimento de icterícia (cor amarelada da pele, visível particularmente na conjuntiva, a parte branca dos olhos, e que é indicativa de problemas hepáticos).

A cor amarelada que produz em casos avançados deu-lhe obviamente o nome. Podem ocorrer ainda hemorragias gastrointestinais que comumente se manifestam como evacuação de fezes negras (melena) e vómito negro de sangue digerido (hematémese). A insuficiência renal com anúria (deficit da produção de urina) e a insuficiência hepática são complicações não raras.

A taxa de mortalidade da febre amarela em epidemias de novas estirpes de vírus pode subir até 50%, mas na maioria dos casos ocasionais é muito menor, apenas 5%.

Sem comentários:

Enviar um comentário